Solidariedade Internacional para com o Povo Curdo!

20-02-2018

No dia 20 de Janeiro de 2018, o regime fascista de Erdogan abriu uma nova frente de guerra contra Afrin e tantos outros locais em Rojava / Norte da Síria. Com isto, surgiu um outro foco de guerra com impacto mundial.

A "Resolução final" da 3ª Conferência Mundial da ICOR reafirmou:

"Apoiamos o movimento de libertação Curdo contra as aspirações do imperialismo de influenciar a orientação da revolução em Rojava. Continuaremos a encher de vida o Pacto de Solidariedade entre a ICOR e a luta Curda pela libertação."

As SDF(SyrianDemocraticForces[Forças Democratas Sírias] no qual as forças curdas assumem o papel de liderança), desferiram duros golpes contra o fundamentalista-reacionário e fascista, "EI" ("Estado Islâmico), em Kobanê e em Raqqa. Agora, as contradições interimperialistas desenvolvem-se pela distribuição das esferas de influência. Os EUA, UE, Israel, Rússia e também a Turquia, Irão e Arábia Saudita disputam pelo domínio no Próximo e Médio Oriente.

O objectivo da Turquia consiste em criar um corredor fronteiriço de 30 quilómetros por Rojava. Isto iria colocar todas as grandes cidades sob o seu controle. Os imperialistas norte- americanos anunciaram de antemão que "não estariam presentes" em Afrin. Por trás da Turquia está a aliança da NATO. Mas também o imperialismo Russo que atua como poder protector do regime de Assad, possibilitou o ataque ao retirar o seu poder militar a 17km da fronteira turca. Este ataque, a tentativa de ocupação de Afrin e os massacres na população, são cinicamente designados como "Operação Ramo de Oliveira" pelo estado fascista turco. Para este propósito, ele colabora com as milícias do FSA("Exercito Sírio Livre") que é armado, sobretudo, pela Turquia mas também pela aliança ocidental.

Este ataque é, ao mesmo tempo, um ataque contra a classe operária Internacional e todos os oprimidos! Pelo mundo fora, Rojava é o símbolo de uma luta de sucesso contra o "EI", pela Democracia e Liberdade, pelos direitos das mulheres, pela proteção do meio ambiente, pelo respeito de todas as etnias e religiões. As populações árabes e turcomanas fortalecem a luta contra a invasão turca. A nação Curda, como tantas vezes na história, é combatida pelos imperialistas que se dizem seus "amigos". Porém, a fronteira da "amizade" dos imperialistas está sempre determinada pelos seus próprios interesses. Os Aliados da luta pela Liberdade, pela Democracia e pelo Socialismo são, porém, as gentes humildes, o movimento operário Internacional e os povos do mundo.

Com a 3ª Conferência Mundial, a ICOR preparou-se para qualquer comoção inesperada e para um agudizar das lutas. Anteviu o fortalecimento da luta Curda, bem como também o reacendimento da luta pela Liberdade e pela Democracia na região com os protestos maciços no Irão, com a rebelião nacional da Tunísia e com as lutas na Palestina.

O Pacto de Solidariedade da ICOR, de 2014, com a luta da Libertação Curda está a ganhar influência e importância. O princípio da ICOR é: nenhuma luta de Libertação deve ficar sozinha e isolada! A coordenação e cooperação mundial das lutas pela Paz, pela Liberdade e pelo Socialismo, como preparação da Revolução Socialista Internacional, são as exigências do momento. Cada luta progressista deve tornar-se parte da luta anti-imperialista mundial e da construção de uma Frente Única Anti-imperialista. Para isso, a ICOR decidiu iniciar um processo de formação de consciência entre a classe operária e nas amplas massas sobre o caráter do imperialismo e os seus novos desenvolvimentos.

Mãos fora de Afrin! Turquia fora de Rojava! Todos os imperialistas fora da Síria! Fim ao fornecimento de armas e ao apoio militar à Turquia! 

Fim à perseguição política de actividades democráticas revolucionárias curdas turcas por encomenda da ditadura de Erdogan!

Viva o Internacionalismo Proletário!

Pela Paz, pela Liberdade, pelo Socialismo! Avante com a ICOR!

Proletários de todos os Países, Uni-vos!

Proletários de todos os Países e Povos Oprimidos, Uni-vos!


Signatários(a31/1/2018):

  • MMLPLMoroccan Marxist-Leninist Proletarian Line / MMPL Marxistas-Leninistas Marroquinos - Linha Proletária
  • RCPRevolutionary Communist Party of Egypt / PCR Partido Comunista Revolucionário de Egito
  • PPDSParti Patriotique Démocratique Socialiste / PPDS Partido Patriótico Democrático Socialista, Tunísia
  • MLOMarxist-Leninist Organization of Afghanistan / OML Organização Marxista-Leninista de Afeganistão
  • CPBCommunist Party of Bangladesh / PCB Partido Comunista de Bangladesh
  • CPI(ML)Red Star Communist Party of India (Marxist-Leninist) Red Star / PCI(M-L) Partido Comunista da Índia (Marxista-Leninista) Estrela Vermelha
  • NDMLPNew-Democratic Marxist-Leninist Party / PMLND Partido Marxista-Leninista da Nova Democracia, Sri Lanka
  • MLPDMarxistisch-Leninistische Partei Deutschlands / PMLA Partido Marxista-Leninista de Alemanha
  • KOLKommunistische Organisation Luxemburg / OCL Organização Comunista Luxemburgo
  • RMRode Morgen, Nederlands / AV Aurora Vermelha, Países Baixos
  • BP(NK-T)Bolşevik Parti (Kuzey Kürdistan-Türkiye) / PB (CN-T) Partido Bolchevista (Curdistão do Norte-Turquia)
  • MLPMarksistsko-Leninskaja Platforma / PML Plataforma Marxista-Leninista, Rússia
  • MLGSMarxistisch-Leninistische Gruppe Schweiz / GMLS Grupo Marxista-Leninista da Suiça
  • TIKBTürkiye İhtilalci Komünistler Birliği / UCRT União dos Comunistas Revolucionários da Turquia
  • MLKPMarksist Leninist Komünist Parti Türkiye / Kürdistan / PMLC Partido Marxista-Leninista Comunista Turquia / Curdistão
  • KSRDKoordinazionnyj Sowjet Rabotschewo Dvizhenija / CCMO Conselho de Coordenação do Movimento Operário, Ucrânia
  • PRPartija Rada / PT Partido do Trabalho, Yugoslávia (ex)
  • PR-ByHPartija Rada - ByH / PT BeH Partido do Trabalho - Bósnia e Herzegovina
  • PCC-MPartido Comunista de Colombia - Maoista / PCC-M Partido Comunista de Colômbia - Maoist
  • PC(ML)Partido Comunista (Marxista Leninista) / PC(ML) Partido Comunista (Marxista Leninista), República Dominicana
  • NPCH(ML)Nouveau Parti Communiste Haϊtien (Marxiste-Léniniste) / Novo Partido Comunista Haitiano (Marxista-Leninista)
  • PCP(independiente) Partido Comunista Paraguayo (independiente) / PCP (independente) Partido Comunista Paraguayo (independente)
  • PMLdel Perú Partido Marxista Leninista del Perú / PML do Perú Partido Marxista Leninista de Perú
  • PPPPartido Proletario del Perú / PPP Partido Proletário do Perú
  • PS-GdTPlataforma Socialista - Golpe de Timón / PS-GdT Plataforma Socialista - Golpe de Timón, Venezuela
  • CPSA(ML)Communist Party of South Africa (Marxist-Leninist) / PCAS (ML) Partido Comunista de África do Sul (Marxista-Leninista))
  • KrasnyjKlinGruppa Kommunistov-Revoljucionerov "Krasnyj Klin" / "Cunha Vermelha" Grupo de Revolucionários Comunistas, Bielorrússia

Assinatura após publicação:

  • KSC-CSSPKomunisticka Strana Cheskoslovenska - Cheskoslovenska Strana Prace / PCCh- PTch Partido Comunista da Checoslováquia -Partido dos Trabalhadores Checoslovacos, República Checa