O nosso Amado Camarada Rainer deixou-nos; Saudações Vermelhas Camarada Rainer!

27-04-2023

A UMLP vem manifestar o seu mais profundo pesar pela perda do nosso querido Camarada Rainer, falecido a 26 de Abril. A morte do nosso querido Camarada, Irmão de Armas e Amigo Rainer representa uma enorme perda para o movimento revolucionário português mas também para o movimento revolucionário internacional, deixando-nos um legado exemplar para o movimento proletário e Marxista-Leninista.

O Camarada Rainer é um exemplo máximo dos valores e ideais do proletariado, um exemplo cristalino de internacionalismo proletário pois dedicou toda a sua vida à luta da nossa classe e à construção do seu Partido, tanto em Portugal como na Alemanha.

Na Alemanha, o Camarada Rainer militou o KABD e ajudou na fundação do MLPD, juntamente com o grande pensador Willi Dickhut. Em Portugal nunca arredou pé da luta e entregou-se à necessária causa da construção de um partido Marxista-Leninista de novo tipo, não por sectarismo, mas por pensar pela sua própria cabeça, por entender à luz do Materialismo Dialético, que o PCP e o MRPP já não podiam ser salvos. Ajudou a fundar os Amigos ICOR Portugal e também a União Marxista-Leninista Portuguesa, batendo-se sempre pela necessária formação de uma Frente Única Antiimperialista e Antifascista a nível Nacional e Internacional.

O Camarada Rainer, mesmo com todos os problemas de saúde que se lhe atravessavam o caminho, esteve sempre ligado à grande e justa luta de libertação da classe trabalhadora, dos explorados e oprimidos deste mundo, fosse em pensamentos, sentimentos e ações, aplicando sempre o modo de pensar proletário.

É por isso que, para além da sua morte nos golpear fortemente enquanto humanos, ela pesa-nos mais ainda politicamente.

Se por um lado o Rainer definiu a senda teórica da UMLP e coordenava o embrião do nosso órgão teórico "Flash M.L.", por outro desenvolveu camaradas mais novos, ajudando-nos a combater o modo de pensar pequeno-burguês com uma paciência inesgotável, preparando-nos assim para o dia em que não pudesse mais envolver-se fisicamente no trabalho de criação do Partido.

A ambição proletária do Rainer, que punha a causa do proletário no centro da vida, e o seu grande espírito revolucionário exigem que superemos o choque e levemos avante as tarefas pelas quais dedicou toda a sua vida. Intensifiquemos o trabalho ideológico, político e organizacional na construção do Partido Revolucionário em Portugal, aliados à organização e liderança das lutas da nossa classe.

Esta será a maior homenagem que lhe podemos fazer, e assim a faremos!

Saudações Vermelhas Camarada Rainer! Honra ao Camarada Rainer!