Mensagem de Condolências da ICOR aos Camaradas do NDFP, pela morte do Camarada Ka Fidel Agcaoili
Juntamente com o CPP Filipinas e a NDFP, a ICOR lamenta a morte do camarada Fidel V. Agcaoili, Presidente do Painel de Negociação de Paz da Frente Nacional Democrática das Filipinas. Fidel morreu a 23 de Julho de 2020 em Utrecht, Holanda, onde vivia no exílio. Dedicou toda a sua vida desinteressadamente à luta de libertação do povo filipino e assumiu um papel de liderança nesta luta. Foi o prisioneiro político que esteve detido por mais tempo, aquando a ditadura de Marcos.
Nas complicadas negociações de paz com o governo filipino, ele liderou a delegação de negociações da NDFP.
Assim, foi apenas lógico que ele tenha acolhido, desde o início, a ideia comum da ICOR e ILPS para construir uma frente única internacional anti-imperialista e antifascista (AIAFUF) e assumiu a responsabilidade por este objectivo, tão urgente nos dias de hoje. Fez parte de uma delegação da ILPS numa reunião do ICC da ICOR. Nesta reunião, pronunciou-se também fortemente a favor do projecto de uma Conferência Mundial dos Camponeses do ICOR.
Devido à Pandemia do Coronavírus, a nova fase de construção da frente única não pôde ter lugar no primeiro semestre de 2020 conforme planeado e Fidel agora não o irá experienciar. Mas as sementes do seu papel activo, esclarecedor, orientador e sempre mediador neste processo dará frutos para o benefício do movimento internacional dos trabalhadores das massas populares. Fidel permaneceu fiel aos seus objectivos de vida durante muitas décadas, mesmo sob a a mais dura repressão. Isto faz dele um modelo de tenacidade, especialmente para o temperar da juventude.
Em nome do ICC apresento as nossas sinceras condolências à Frente Nacional Democrática das Filipinas, os seus filhos, a sua viúva e todos os seus camaradas de luta e amigos Fidel. Irei, naturalmente, informar todos os partidos membros da ICOR.
Monika Gärtner-Engel
Coordenadora Principal da ICOR