Ecologia Sem Luta de Classes é Apenas Jardinagem
A ICOR, comprometida com o internacionalismo proletário, reconhece o impacto devastador das catástrofes climáticas exacerbadas pelo capitalismo. As recentes inundações no Rio Grande do Sul e as cheias no Quénia, juntamente com a seca na África Austral, são exemplos da catástrofe ambiental global que já começou. As suas manifestações afectam todos os continentes: fenómenos meteorológicos extremos, a rápida extinção de espécies, a destruição da camada de ozono e das florestas, etc. A organização rejeita a ideia de que estas catástrofes sejam apenas consequências naturais e não provocadas pela humanidade, apontando a exploração capitalista da natureza como causa e fator agravante.
Declaramos que:
1. As catástrofes são causadas e agravadas pelo capitalismo/imperialismo, que dá prioridade ao lucro de alguns e causa grandes danos ambientais a todos no mundo. A sobrevivência da humanidade assim posta em causa.
2. Solidariedade: Uma profunda solidariedade para com as vítimas das catástrofes, com o compromisso de apoiar as lutas pela ajuda e reconstrução.
3. Exigências: Pressão sobre os governos e as empresas multinacionais para que tomem medidas contra as alterações climáticas, incluindo investimentos em energias renováveis e práticas sustentáveis.
4. Denúncia: Condenação da exploração capitalista que agrava as crises climáticas e prejudica os trabalhadores, bem como as grandes massas.
5. Lutas: Por uma luta ambiental orientada para a mudança da sociedade! Manifestações, greves e outras acções de grande visibilidade; construção de um movimento ambientalista militante nacional e internacional.
6. Internacionalismo: Enfatizamos a importância da união internacional e da luta dos trabalhadores e das grandes massas na batalha contra a catástrofe climática e todas as outras manifestações da catástrofe ambiental global.
7. Consciencialização: Incentivamos as organizações-membro a promover a consciencialização sobre as crises climáticas e a justiça ambiental.
8. Apoio internacional: Iniciativas de solidariedade para ajudar as regiões afectadas, centradas no bem-estar dos trabalhadores. Luta pela aprovação de asilo para refugiados ambientais.
9. Fazer campanha: Defender de forma vigorosa a alternativa ao capitalismo mortífero, a sociedade colectiva e socialista que respeita a humanidade e a natureza.
Apoiamos todos os movimentos sociais e acções ambientais radicais em todo o mundo dirigidas contra a sobre-exploração das matérias-primas da natureza e a destruição capitalista da natureza que causa crises ecológicas e sociais e aprofunda os acordos de troca desiguais.
A ICOR acredita que somente através da luta coletiva e organizada dos trabalhadores e das amplas massas, especialmente da juventude e das mulheres, com o compromisso revolucionário com a construção de uma sociedade socialista, é possível superar as catástrofes climáticas e outras e a exploração e opressão capitalista, garantindo o bem-estar dos trabalhadores e das amplas massas e a preservação ambiental, tanto quanto possível.
"Ecologia sem Luta de Classes é Jardinagem."
(Chico Mendes, Revolucionário, Socialista e Ambientalista, assassinado por lutar pelos seringueiros da bacia amazónica.)
A ICOR apela a que os protestos por ocasião da COP29 e do Dia Internacional da Luta Ambiental, no sábado, 16 de Novembro de 2024, sejam preparados de forma militante e observados internacionalmente neste espírito.
Signatários (a partir de 28 Junho de 2024, são possíveis mais signatários):
- CPK Partido Comunista do Quénia
- MMLPL Moroccan Marxist-Leninist Proletarian Line (Marxistas-Leninistas Marroquinos, Linha Proletária)
- CPSA (ML) Communist Party of South Africa (Marxist-Leninist) (Partido Comunista da África do Sul (Marxista-Leninista))
- PPDS Parti Patriotique Démocratique Socialiste (Partido Patriótico Democrático Socialista), Tunísia
- SPB Socialist Party of Bangladesh (Partido Socialista do Bangladesh)
- CPI (ML) RS Partido Comunista da Índia (Marxista-Leninista) Red Star
- NCP (Mashal) Nepal Communist Party (Mashal) (Partido Comunista do Nepal (Marshal))
- RUFN Revolutionary United Front of Nepal (Frente Única Revolucionária do Nepal)
- CPA/ML Communist Party of Australia (Marxist-Leninist) (Partido Comunista de Australia (Marxista-Leninista))
- БКП Българска Комунистическа Партия (Partido Comunista Bulgaro)
- PR-ByH Partija Rada - ByH (Partido trabalhista - Bósnia e Herzegovina)
- MLPD Marxistisch-Leninistische Partei Deutschlands (Partido Marxista-Leninista da Alemanha)
- UPML Union Prolétarienne Marxiste-Léniniste (União Marxista-Leninista Proletária), França
- KOL Kommunistische Organisation Luxemburg (Organização Comunista do Luxemburgo)
- RM Rode Morgen (Amanhecer Vermelho), Países Baixos
- UMLP União Marxista-Leninista Portuguesa
- RMP Российская маоистская партия (Partido Maoísta Russo)
- MLGS Marxistisch-Leninistische Gruppe Schweiz (Grupo Marxista-Leninista da Suíça)
- TKP-ML Türkiye Komünist Partisi – Marksist-Leninist (Partido Comunista da Turquia/ Marxista-Leninista)
- MLKP Marksist Leninist Komünist Parti Türkiye / Kürdistan (Partido Marxista-Leninista da Turquia/ Curdistão)
- KSRD Koordinazionnyj Sowjet Rabotschewo Dvizhenija (Concelho de Coordenação do Movimento da Classe Trabalhadora), Ucrânia
- UMU Union of Maoists of the Urals (União de Maoístas dos Urais), Rússia
- UoC União dos Cipriotas, Chipre
- PCP (independiente) Partido Comunista Paraguaio (independente)
- PC (ML) Partido Comunista (Marxista-Leninista), República Dominicana
- APR Ação Popular Revolucionária, Brasil
- CPPDM Chinese People's Party for the Defense of Mao Zedong (Partido do Povo Chinês para a Defesa de Mao Tsé-Tung)
Additional Signatories (Non-ICOR):
- SUCI (C) Socialist Unity Center of India (Communist) (Centro de Unidade Socialista da Índia (Comunista))