Comunicado do PCL (Partido Comunista Libanês) "Derrubemos o regime assassino e seu sistema político apoiado externamente!"

11-08-2020

A explosão que ocorreu ontem, terça-feira 4 de Agosto, no principal porto de Beirute teve efeitos catastróficos, não apenas na capital, atravessando todo o território do Líbano. Segundo alguns peritos, a força explosiva deste incidente foi semelhante a uma pequena bomba nuclear; isto equivale a 1000 toneladas de materiais altamente explosivos. A força da explosão atingiu uma distância de dezenas de quilómetros e o som da explosão foi ouvido em todas as partes do Líbano e parcialmente na Síria e Chipre.

O número de mortos é ainda preliminar; com dezenas de mártires até à redacção desta declaração. Juntamente com Milhares de feridos. As casas de cerca de um milhão de cidadãos foram danificadas, pois as suas portas foram pelos ares, as suas janelas partidas e os seus móveis explodiram, enquanto milhares de casas na zona perto do porto foram completamente demolidas e ficaram inabitáveis.

Beirute vive agora sob uma catástrofe nacional. O porto de Beirute está completamente nivelado ao chão com a completa paragem de quaisquer importações para o país. Esta tragédia nacional é complementada pelo colapso económico e pela profunda crise financeira, uma vez que os libaneses perderam o seu poder de compra, a sua moeda entrou em colapso e o seu dinheiro público e privado foi saqueado. O processo de recuperação será difícil e exigirá tempo, e esforço de pessoas e entidades - quer residam no Líbano ou no estrangeiro.

Portanto, dirigimos o nosso apelo a instituições, organizações e organismos amigos em todo o mundo, a libaneses expatriados e a todos aqueles ansiosos e atenciosos, e pedimos-lhes urgente e excepcionalmente que recolham donativos financeiros e em espécie e que nos contactem para nos coordenarmos à sua volta, uma vez que esta é a tarefa de solidariedade social e de solidariedade humana que é hoje necessária.

Contribuições de qualquer tipo e natureza são agora necessárias para prestar assistência na restauração de casas, centros, instituições e para fornecer alimentos e medicamentos. Além disso, os materiais médicos são muito necessários dado o elevado número de feridos.

Este é um apelo do dever humanitário. Para o bem de Beirute, para o bem das pessoas que morreram ou ficaram feridas. Para o bem das pessoas que estão agora sem abrigo, para o bem do Líbano, precisamos da vossa ajuda e apoio.

Para transferências financeiras para o Líbano, pode utilizar o seguinte link associado a uma conta bancária para a Associação Ajuda Popular Libanesa, através de transacções online com cartão de crédito.

Pedimos-lhe cordialmente a sua contribuição neste momento difícil e urgente.