Apoiar e Reforçar os Movimentos Democráticos e Laicos na Luta de Libertação do Povo Palestiniano!
Desde a sua fundação, a ICOR promove a luta de libertação do povo palestiniano. Desde a brutal guerra de aniquilação de Israel sionista contra as massas palestinianas, principalmente em Gaza, tem participado activamente no movimento de solidariedade mundial. O objetivo da ICOR é reforçar as forças democráticas e socialistas e a sua cooperação transfronteiriça em todo o mundo. "Nenhuma luta deve ser isolada" é a diretriz central do seu internacionalismo proletário. Neste espírito, a ICOR promove especialmente o reforço das forças seculares revolucionárias, progressistas e democráticas e o debate sobre a perspetiva social da luta. A ICOR promove uma discussão estratégica internacional sobre as perspectivas da luta de libertação palestiniana, bem como uma ampla discussão sobre o socialismo como objetivo para eliminar as causas das guerras imperialistas, da exploração e da opressão e do racismo sionista!
A ICOR compromete-se com um apoio fundamental à resistência palestiniana, apesar das críticas existentes às alternativas políticas e ideológicas das forças islamistas.
Difundimos slogans como "Não dêem hipótese ao anticomunismo, ao fascismo, ao racismo, ao antissemitismo e ao sionismo!" Trabalhadores de todos os países e povos oprimidos, uni-vos! Reforcemos a ICOR e a Frente Única.
Com este espírito: Luta conjunta, ombro a ombro, e solidariedade inabalável com todas as forças democráticas e o movimento operário de toda a região!
Concentração de forças na luta contra o Estado imperialista-sionista israelita em unidade com o trabalho de consciencialização.
Para este efeito, a ICOR apresenta a seguinte proposta, de acordo e após consulta com representantes/organizações da resistência palestiniana ou organizações da região, para discussão e implementação no movimento internacional:
1. Pelo fim imediato da guerra de Israel em Gaza e pelo abastecimento urgente e abrangente das massas com medicamentos, alimentos, água, combustível, etc.!
2. Libertação dos prisioneiros palestinianos nas prisões israelitas, troca de reféns e prisioneiros.
3. Esforços de ajuda coordenados internacionalmente para reconstruir as infra-estruturas - com habitações, ruas, hospitais, escolas, etc. - de acordo com o princípio de que os responsáveis pela destruição pagam!
4. Retirada imediata de todas as tropas e serviços secretos israelitas de Gaza, e de todos os colonos da Cisjordânia! Autodeterminação total do povo palestiniano!
Criação das condições prévias para um Estado palestiniano soberano, incluindo o controlo total das fronteiras do Estado, a soberania na gestão dos recursos, o acesso aos mercados árabes e à economia e ao mercado de trabalho israelitas, forças armadas palestinianas para o controlo total do território palestiniano.
5. Promoção da auto-organização das massas em Gaza e da igualdade das mulheres.
6. Luta pela punição de Israel no Tribunal Internacional dos Direitos do Homem.
7. A ICOR defende a unidade das palavras e dos actos: Comprometemo-nos a dar especial atenção ao Dia da Nakba, a 15 de maio, ao Dia Internacional de Solidariedade com a Palestina, a 29 de novembro, etc., como dias internacionais de protesto e de luta. Prosseguimos o projeto de envio de brigadas internacionais de solidariedade para a reconstrução de Gaza. Esforçamo-nos por construir um hospital.
Signatários ( a partir de 25 de Março, mais signatário são possíveis):Signatories (as of 25 March 2024, further signatories possible):
- ORC Organisation Révolutionnaire du Congo (Organização Revolucionária do Congo), República Democrática do Congo
- UPC-Manidem Union des Populations du Cameroun - Manifeste National pour l'Instauration de la Démocratie (União das Populações dos Camarões - Manifesto nacional para o estabelecimento da democracia)
- MMLPL Moroccan Marxist-Leninist Proletarian Line (Marxistas-Leninistas Marroquinos, Linha Proletária)
- CPSA (ML) Communist Party of South Africa (Marxist-Leninist) (Partido Comunista da África do Sul (Marxista-Leninista))
- PPDS Parti Patriotique Démocratique Socialiste (Partido Patriótico Democrático Socialista), Tunísia
- NCP (Mashal) Nepal Communist Party (Mashal) (Partido Comunista do Nepal (Marshal))
- RUFN Revolutionary United Front of Nepal (Frente Revolucionária Unida do Nepal)
- БКП Българска Комунистическа Партия (Partido Comunista Búlgaro)
- PR-ByH Partija Rada - ByH (Partido trabalhista - Bósnia e Herzegovina)
- MLPD Marxistisch-Leninistische Partei Deutschlands (Partido Marxista-Leninista da Alemanha)
- Symp.PFLP Sympathisanten der PFLP (Simpatizantes da FPLP), Alemanha
- KOL Kommunistische Organisation Luxemburg (Organização Comunista do Luxemburgo)
- RM Rode Morgen (Amanhecer Vermelho), Países Baixos
- UMLP União Marxista-Leninista Portuguesa
- RMP Российская маоистская партия (Partido Maoísta Russo)
- MLKP Marxist-Leninist Komünist Parti Türkiye / Kürdistan (Partido Marxista-Leninista da Turquia/ Curdistão)
- KSRD Koordinazionnyj Sowjet Rabotschewo Dvizhenija (Concelho de Coordenação do Movimento da Classe Trabalhadora), Ucrânia
- UMU Union of Maoists of the Urals (União de Maoístas dos Urais), Rússia
- UoC Union of Cypriots (União dos Cipriotas), Chipre
- PCP (independiente) Partido Comunista Paraguaio (independente)
- PC (ML) Partido Comunista (Marxista-Leninista), República Dominicana
- APR Ação Popular Revolucionária, Brasil