Acção - Aldeia de Cambedo - Solidariedade e Tributo à Resistência Heroica Antifascista - Evocação dos 77 anos do bombardeamento fascista

28-12-2023

No passado dia 23, Camaradas da UMLP regressaram à Aldeia de Cambedo da Raia para prestar tributo a esta "Comunidade-Símbolo", relembrando o cerco e bombardeamento a que foram sujeitos pelos regimes fascistas da Espanha e Portugal, coma distribuição do nosso comunicado "Pelo Direito à Memória e ao Ressarcimento do Povo de Cambedo! - Viva a Resistência Heroica e a Solidariedade Internacionalista e Antifascista dos Povos! - Viva a População de Cambedo! Viva o Povo Galego!".

Como tal, apoiamos a petição, feita este ano, pela Comunidade-Símbolo de Cambedo que exige aos herdeiros da ditadura fascista, o Parlamento burguês, que "resgate da memória daqueles que, direta e indiretamente, sofreram a vergonha dos acontecimentos de 1946 e foram vítimas das narrativas, mentirosas e de ocultação da verdade, construídas pelas ditaduras peninsulares. Pretende-se lutar pelo direito à verdade, à memória e ao ressarcimento ético da pequena comunidade que, corajosamente, atuou contra as ordens de Salazar".

Esta Comunidade que resistiu ao bombardeamento fascista de mais de 70 morteiro, prepara-se agora para resistir à tentativa de rebentamento e expropriaçao dos seus Montes e Baldios pela gula da Multinacional Mineira Fortescue que por ali, como em todo o concelho de Chaves, se prepara para explorar uma mina de lítio a céu aberto.

Excerto:

Nem um centímetro aos fascistas! Pela proibição de organizações fascistas!

Sabemos que a raiz do fascismo e das tendências fascistas em Portugal, Espanha e no Mundo, estão na natureza reacionária, cada vez mais aberta, do sistema financeiro imperialista.

(...)

Abaixo com o Sistema Capitalista! Fortalecer a Resistência Antifascista!

Nesta situação de crise mundial e de agravamento da competição inter-imperialista, lutemos para nos livrarmos destas crises que nos impõem e das suas terríveis consequências de uma vez por todas. Através da Revolução Socialista, derrubemos o Estado burguês, pois a classe dominante tenta, novamente, manter o seu sistema ultrapassado atirando com a inflação para as costas dos trabalhadores, ameaçando-nos com as suas guerras e com o fascismo.

Para que um dia possamos realmente afirmar "fascismo nunca mais", esta é a altura de uma nova ofensiva pelo socialismo verdadeiro porque o anticomunismo reinante e o fascismo querem roubar-nos a liberdade de pensar. Para tal, ajudemos também a construir a Frente Unida Anti-imperialista e Antifascista Internacional (AIAFUF)!

Viva a População de Cambedo! Viva o Povo Galego!

Pelo Direito à Memória e ao Ressarcimento do Povo de Cambedo!

Pelo Direito à Autodeterminação dos Povos!

Viva a Solidariedade Internacional!

 Viva o Internacionalismo Proletário!