Solidariedade para com a luta da população da Borralha contra a mina a céu aberto
Como UMLP, prestamos absoluta solidariedade para com a população da Borralha e todas as que lutam de forma combativa contra a abertura das minas a céu aberto, a mando da criminosa febre do lucro. Minas a céu aberto que lhes irá esventrar 1/3 da região do Barroso e Alto Tâmega - destruindo os montes, acabando com as aldeias, contaminando as águas e erradicando a actividade agrícola de que dependem para seu sustento.
Sabemos e o povo da Borralha, Morgade e Covas do Barroso também, que são necessárias medidas de resistência activa pois só as populações, numa frente de unidade combativa, podem fazer frente a este crime contra a natureza e a humanidade.
Estes crimes contra a Natureza e a Humanidade são perpetrados por multinacionais como Savannah Resources, Fortescue ou a Galp com o apoio do Governo e autarquias que propagam a ilusão enganosa de que a economia de lucro capitalista pode também proteger a natureza bem como justificar o encerramento da Refinaria de Matosinhos e os consequentes despedimentos em massa, abertamente patrocinada pelo ecologismo imperialista da União Europeia e a sua "Aliança Europeia para as Baterias".
Não serão os autarcas, deputados ou "falsos profetas" que farão frente a estes crimes mas sim as populações que como políticos conscientes, rejeitando a conciliação de classes e reconhecendo que são parte da classe mais forte da sociedade, a trabalhadora, lutam de forma combativa pelo seu futuro. Todos somos políticos, sabemos o que queremos e para onde vamos mas só organizados nos libertaremos.