Solidariedade com Hector Llaitul Carrillanca e o Povo Mapuche! Pelo Direito à Autodeterminação!

19-05-2024

Expressamos o nosso total repúdio à condenação de 23 anos imposta pelo Estado Capitalista Chileno ao werken histórico da Coordenadora Arauco Malleco, Héctor Llaitul Carrillanca.

Consideramos esta detenção um vergonhoso e repudiável ato de perseguição política e criminalização do movimento anticapitalista e de autonomia mapuche. A condenação de Héctor Llaitul por declarações feitas em prol da libertação do povo mapuche constitui um vergonhoso marco da repressão a que o Povo mapuche está sujeito.

Destacamos que, além de todas as irregularidades cometidas durante o processo judicial contra Héctor Llaitul, contra um dos principais e históricos porta-vozes do povo-nação mapuche em resistência constitui uma prova da arbitrariedade da justiça e do poder político burguês.

O conflito entre o povo-nação mapuche e o Estado do Chile é histórico e político. A sua resolução através da militarização, repressão, judicialização, encarceramento representa a fascização do Estado burguês e dos seus aparelhos repressivos. É legítima a exigência e urgência da recuperação do território ancestral mapuche, hoje em mãos, principalmente, do capital florestal e dos latifundiários que tudo destroem, regidos pela ganância do lucro.

É também legítima a exigência do povo-nação mapuche pelos direitos políticos relacionados com a autodeterminação dos povos e o direito à rebelião dos povos oprimidos, especialmente quando estão sob o jugo colonial ou neocolonial, há 140 anos.

O julgamento histórico determinará a dignidade e a posição correta do werken Héctor Llaitul e do movimento de autodeterminação mapuche, e nem a prisão, nem as balas poderão impedir a marcha do povo-nação mapuche rumo à sua libertação.

Por um Chile Plurinacional, onde se reconheçam e respeitem todos os povos que vivem no país. Para alcançar este Chile Plurinacional, é necessário refundar o Chile com um sistema político, económico e social centrado nos interesses das maiorias, que são todos os povos e a classe trabalhadora!

LIBERDADE PARA OS PRESOS POLÍTICOS MAPUCHES!

LIBERDADE PARA HECTOR LLAITUL CARRILLANCA!

POR UM CHILE PLURINACIONAL E SOCIALISTA!

AVANTE NA REFUNDAÇÃO DO CHILE!