Solidariedade com o Grup Yorum - As suas canções vencerão!

01-06-2019

Já Ouviste? O grupo musical "Grup Yorum" está em Greve de Fome pelas suas Músicas! Tudo para que possam cantar as suas cantigas, resistem desde 16 de Maio.

Como Amigos ICOR Portugal, prestamos completa solidariedade para com os Grup Yorum e o Povo turco que combate o estado fascista de Erdogan. Apoiamos a luta do povo turco contra o imperialismo e o fascismo pois também ela significa mais força na luta pela libertação do povo Curdo, que combate de forma heroica o fascismo turco no Nordeste da Síria, Rojava.

Quem são os Grup Yorum?

Os Grup Yorum são uma banda conhecida pela sua música de intervenção. Os Grup Yorum (Yorum significa interpretação ou comentário em turco) lançaram 21 álbuns desde 1987. Ao longo dos anos, alguns concertos e álbuns do grupo foram banidos e alguns dos membros do grupo foram presos e torturados.

A composição do grupo tem estado em constante mutação desde a sua concepcção, os seus membros lidam continuamente com opressão política onde se incluem mais de 400 detenções e audiências.

Os seus álbuns são apreendidos pela políciaos seus concertos banidos, porém, apesar de tudo isto, os Grup Yorum chegaram a ser das bandas com mais vendas de discos na história da Turquia. A banda deu o seu concerto a celebrar os seus 25 anos a 12 de Junho de 2010, no Estádio Inonu. 55.000 fãs estavam presentes para vê-los. Em 2011 iniciaram uma série anual de concertos gratuitos intitulando Tam bagimsiz Turkiye (significa Turquia Independente), os 2 primeiros trouxeram 150.000 e 250.000 fãs e em 2014 juntou-se mais de Um Milhão de Pessoas.

Nos últimos 2 anos, a polícia turca invadiu o Centro Cultural dos Grup Yorum 9 vezes.

No decorrer de uma invasão policial contra o Centro Cultural Idil, os instrumentos musicais dos Grup Yorum foram destruídos.

Porque é que destruíram os instrumentos musicais?

Porque os Grup Yorum transmitem esperança de um futuro melhor para o povo da Turquia.

O regime fascista do Erdogan acredita que a prisão, o terror e a brutalidade policial podem parar a paixão pela liberdade. Está enganado.

A vontade, os ideais e a solidariedade são as nossas armas invencíveis. Ninguém pode parar a nossa força, ninguém pode silenciar a nossa voz. Podem partir-nos os instrumentos. Podem condenar-nos à prisão. Mas não podem parar a nossa luta.

Desde 16 de Maio que executam uma greve de fome para exigir o direito à expressão e para se oporem a toda a repressão que tem vindo a acontecer, contra eles e contra os seus apoiantes.

A greve de fome por membro do grupo no Centro Cultural Ayça Idil Erkmen. Membros que estão presos, também se juntaram ao protesto.

Quatro membros do Grup Yorum: Bahar Kurt, Bans Unal, Ibrahim Gokçak e Helin Bolek estão em greve de fome atrás das grades.

Para além disso, greves de fome em apoio dos Grup Yorum são mantidas na Áustria, Bélgica, Inglaterra, França e na Alemanha. A greve de fome está a ser levada avante por membros da People's Front, fãs dos Grup Yorum bem como representantes políticos alemães.

Mesmo assim, a oligarquia fascista prefere ignorar as exigências dos músicos e até ao momento, não é reconhecido qualquer gesto por parte do governo contra a greve de fome que tem sido mantida desde 16 de Maio.

Os Grup Yorum são as pessoas e não podem ser silenciadas!
As nossas canções vencerão!
LIBERDADE PARA O GRUP YORUM!