Ousaram Lutar e Venceram! A Unidade na Luta e a Solidariedade dos Trabalhadores da COSCO Triunfaram! Viva a Solidariedade Internacional!

11-11-2021

Os trabalhadores portuários do terminal de contentores do Pireu conseguiram fazer cumprir suas exigências básicas, que até recentemente pareciam impossíveis de atingir. Após vários dias de luta e greve, os trabalhadores portuários da COSCO conquistaram sua primeira grande vitória e a empresa foi forçada a aceitar a maioria das reivindicações dos trabalhadores

"Esta é a melhor resposta para quem não acredita nas lutas dos trabalhadores. Todos participaram na greve." Dizia, e muito bem, o presidente do sindicato ENEDEP, Markos Bekris.

A luta e greve de 7 dias dos 2.100 estivadores, que criou uma enorme fila de navios em frente ao porto, fez com que a empresa concordasse com as exigências dos trabalhadores em que o acidente laboral de Dimitri seja investigado, que seja estabelecido um Comité de Saúde e Segurança, o fim dos turnos rotativos de 12 horas, a assinatura de um acordo colectivo e o aumento do número de pessoas em cada turno que, apesar de terem sido exigidos 6 trabalhadores, a empresa permitiu apenas 5 porém, os trabalhadores continuarão a lutar pelos 6.

Como UMLP, felicitamos e prestamos absoluta solidariedade aos trabalhadores da COSCO na Grécia e incitamos os trabalhadores em Portugal a aprender com tão importante, corajosa e vitoriosa luta. A COSCO é um monopólio chines que em nada difere das políticas reacionárias e exploradoras da EU pois, pelos seus interesses de lucro, explora e oprime brutalmente a classe trabalhadora. Assim, as afirmações do Estado e empresas chinesas de que são socialistas devem ser absolutamente rejeitadas pois o socialismo é o sistema de governação da classe trabalhadora, não da exploração da nossa classe.

Esta luta mostra que nós, enquanto trabalhadores, não nos devemos subjugar aos ditames impostos pelo capitalismo, mesmo que pareçam feitos de betão! Lutas como esta, dirigida contra a COSCO que é um monopólio, contra as políticas da UE e do governo grego transformam-se em lutas de carácter e importância internacional. A Coordenação Europeia da ICOR referia que "Estas condições de trabalho desumanas são também resultado da política do Fundo Monetário Internacional, da UE e do Governo Federal Alemão. As suas crises exigem grandes encargos e condições de trabalho cada vez piores ao povo e aos trabalhadores gregos."

Solidariedade Internacional para com os Trabalhadores Portuários na Grécia!

Abaixo o terrorismo patronal - acabemos com as mortes pela ganância do lucro dos monopólios!

A Vossa Luta é a Nossa Luta! Pela Internacionalização das Lutas!