Mãos Fora de Rojava! Pelo direito à Autodeterminação do Governo Autónomo Democrático do Nordeste da Síria!
Os Amigos ICOR condenam veementemente as ameaças, os planos, preparativos e a "ofensiva", iniciada dia 9, por parte do presidente fascista da Turquia, Erdoğan, para ocupar militarmente o território do Autogoverno Democrático do Nordeste da Síria.
Limpeza étnica planeada
Erdoğan anunciou e iniciou, violando assim o direito internacional, a ocupação de um corredor de 480Km de comprimento e 30Km de largura em Rojava - lar das sete principais cidades de Rojava, incluindo Kobanê. Este planeia uma limpeza étnica em larga escala. Isto porque, em Rojava, vivem quatro milhões de pessoas, sendo a maioria Curdos. Lá, Erdoğan quer instalar dois milhões de muçulmanos árabes. Ora, isto não é possível sem a expulsão dos Curdos. Provocou assim uma nova onda de refugiados - enquanto muitos refugiados tinham retornado a Rojava.
Além disso, o compromisso da organização mundial revolucionária ICOR (Coordenação Internacional de Partidos e Organizações Revolucionárias) que deu uma contribuição especial à construção de um centro de saúde, com enfoque na Maternidade, em Kobanê com 177 brigadistas de dez países, junto com os órgãos autônomos Curdos e trabalhadores da construção civil. Instalação onde Ainda hoje nascem crianças.
Erdoğan está preocupado principalmente com a sua política de poder. Ele quer expandir a esfera de influência da Turquia neo-imperialista na Síria, depois de realizar duas campanhas a oeste do Eufrates no norte da Síria em 2016 e 2018 e ocupar em 2018 Afrîn. Além disso, a Turquia está em crise económica há muito tempo, combinada com o aprofundamento da crise latente do governo do AKP/MHP. Essa é a outra razão pela qual obviamente aposta no mapa da guerra. O partido da oposição burguesa-kemalista CHP já reafirmou o seu apoio a esta acção vilipendiosa.
EUA e outros imperialistas dão luz verde à Turquia fascista
A retirada das tropas dos EUA anunciada por Donald Trump, deu a luz verde à Turquia. Trump é assim contra as únicas tropas eficazes (terrestres) contra o EI fascista, o SDF, com quem supostamente queriam trabalhar juntos. As agências de notícias curdas também relatam negociações entre Rússia, o Irão e a Turquia, bem como entre Erdogan e o regime de Assad. Parece que todas as potências imperialistas da região e os outros imperialistas que representam seus interesses deram uma mão livre à Turquia neo-imperialista contra a Revolução Democrática em Rojava. Isso enfatiza a experiência já adquirida na ocupação de Afrîn," a Luta pela Democracia e pela Liberdade só poderá eclodir na luta contra todas as potências imperialistas - especialmente na região dos EUA, Rússia, China, UE, Turquia, Irão e Israel - em torno do imperialismo e, portanto, É essencial lutar contra as guerras imperialistas para lutar pelos estados socialistas unidos do mundo."
O Autogoverno exercerá o seu pleno Direito de Autodefesa!
O governo autónomo da Federação Democrática do Nordeste da Síria anunciou o seu direito à autodefesa. O povo de Rojava e o governo autônomo trabalham incansavelmente na construção e liderança da sua luta pela defesa da Revolução Democrática de Rojava.
Fortalecer a Solidariedade Internacional!
Este ataque é, ao mesmo tempo, um ataque contra a classe operária Internacional e todos os oprimidos! Pelo mundo fora, Rojava é o símbolo de uma luta de sucesso contra o "EI", pela Democracia e Liberdade, pelos direitos das mulheres, pela proteção do meio ambiente, pelo respeito de todas as etnias e religiões. As populações árabes e turcomanas fortalecem a luta contra a invasão turca. A nação Curda, como tantas vezes na história, é combatida pelos imperialistas que se dizem seus "amigos". Porém, a fronteira da "amizade" dos imperialistas está sempre determinada pelos seus próprios interesses.
O Pacto de Solidariedade da ICOR, de 2014, com a luta da Libertação Curda está a ganhar influência e importância.
O princípio da ICOR é: nenhuma luta de Libertação deve ficar sozinha e isolada! A coordenação e cooperação mundial das lutas pela Paz, pela Liberdade e pelo Socialismo, como preparação da Revolução Socialista Internacional, são as exigências do momento. Cada luta progressista deve tornar-se parte da luta anti- imperialista mundial e da construção de uma Frente Única Anti-imperialista!