Imperialistas em curso de guerra: intensificação de ataques à classe Operária - Exigimos a Libertação Imediata dos Lideres Grevistas presos em Piacenza/Itália!

26-07-2022

A crise económica está a aprofundar-se e os preparativos para a Terceira Guerra Mundial estão a tomar uma forma concreta. Os custos e a inflação crescentes são transferidos para os trabalhadores.

Está a fermentar-se uma resistência maciça contra a inflação em vários países:

  • "Parem o monstro da inflação!" exigem milhares de estivadores do Norte da Alemanha que apelam a uma greve. Porém, o tribunal estatal alemão proibiu a grande greve de Hamburgo - não existe um verdadeiro direito à greve na Alemanha.
  • "Armas para baixo - salários para cima!" Esta é uma das exigências pelas quais os trabalhadores dos sindicatos USB e SI Cobas, em Itália, deixaram de trabalhar em vários locais no sector dos transportes e logística. Este é um claro NÃO contra a inflação e a preparação para a guerra! Acções semelhantes de luta também tiveram lugar na Grécia.
  • Com as greves no sector da logística e portuário, os trabalhadores atingiram o nervo dos actuais preparativos para a guerra! A 19 de Julho, a polícia italiana invadiu as casas dos sindicalistas em Piacenza, prendeu quatro colegas, arrastou-os para a esquadra da polícia e tratou-os como terroristas.
  • Prenderam o colega Aldo Milani (coordenador nacional da SI Cobas) e colocaram os líderes sindicais de Piacenza Mohamed Arafat, Carlo Pallavicini e Bruno Scagnelli em prisão domiciliária. Um escândalo!
  • O facto de existir o direito à greve em Itália, não é obstáculo para o aparelho de Estado reprimir de forma brutal a luta dos trabalhadores. A sua greve justificada chama-se "conspiração, sabotagem e chantagem" pelo poder judicial - também o é em Portugal, onde o governo suspende arbitrariamente o direito à greve com a requisição civil quando estão iminentes danos graves - o que significa danos graves para os lucros dos capitalistas, não para nós. Os estivadores, motoristas, enfermeiros, pilotos de aviação e outros têm vivido esta brutal repressão.

Mas que tipo de sistema vivemos onde as guerras, a destruição ambiental e as crescentes dificuldades sociais são legais - mas quando nós trabalhadores resistimos é suposto ser ilegal?

Não aceitamos isso. Juntamente com muitos outros trabalhadores em luta, apelamos a que:

Libertem Aldo, Arafat, Carlo e Bruno imediatamente!

Viva a Solidariedade Internacional! Viva o Internacionalismo Proletário!