Contribuição dos AmigosICOR para o debate sobre a origem do Coronavírus

29-04-2020

É necessário preservar uma cultura de debate solidária e factual sobre esta controvérsia e não um estilo de discussão como opiniões futebolísticas, subjectivo e autoritário que se tem espalhado.Os inimigos de uma cultura de debate científico são as especulações, representações positivistas ou mesmo reagindo à confusão da gestão da crise por parte do governo, entrando em pânico ou minimizando os perigos como um efeito da manipulação de opinião.

Estado da situação actual:

Deve notar-se que no momento actual da pesquisa científica, não é possível responder de forma conclusiva à tal pergunta, se o SARS CoV-2 tem uma origem artificial ou não.

O que está em causa é uma discussão que se guie pelo materialismo dialéctico. Este deve ser, para todos, o guia de como continuar a avaliar a origem do vírus e outras questões. Isto significa partirmos das nossas linhas básicas, argumentando de forma crítica, autocrítica e criativa.

No livro " O Método Dialéctico no Movimento da Classe Trabalhadora (e a) Unidade Dialéctica da Teoria e da Prática" Willi Dickhut descreve a capacitação da análise dialéctica: "A análise dialéctica coloca a si própria a tarefa de descobrir as bases e as leis dos múltiplos fenómenos e a sua relação. Quanto melhor se conseguir concretizar os conhecimentos anteriormente adquiridos com a ajuda da investigação, cristalizando especificidades e aspectos até agora desconhecidos, desenvolvendo termos mais refinados, mais se reflectirá a realidade objectiva da verdade" (p. 408)

Até agora, o debate pode ser resumida da seguinte forma:Há sérias evidências de que:

  • O SARS CoV-2 saltou do animal para o humano através da zoonose (adaptação), favorecida pela crise ambiental internacional.
  • ou então que o vírus tenha sido geneticamente manipulado, possivelmente como um produto de pesquisa em armas biológicas.

Até o momento, foram mencionados os principais argumentos a seguir para origem artificial:

  • Indicações de uma sequência genética interna do vírus HIV.
  • A existência de um laboratório de alta segurança no local de provável origem (Wuhan / China).
  • Artigos de cientistas, inclusive deste laboratório, que relatam a produção de um coronavírus altamente perigoso.
  • A experiência com pesquisas anteriores em armas biológicas.

Argumentos pela origem natural através da adaptação (zoonose):-

  • Devido ao decréscimo da biodiversidade a busca dos vírus por novos hospedeiros, essas zoonoses, aumentam.
  • Agricultura orientada ao lucro, com agricultura industrial, que pode favorecer essas zoonoses e a propagação de vírus.