Celebremos a Libertação de Georges Abdallah - Símbolo de firmeza revolucionária e solidariedade internacionalista! A Liberdade conquista-se na luta - e Georges Abdallah nunca deixou de lutar!

25-07-2025

Após 41 anos na prisão, o comunista libanês Georges Ibrahim Abdallah, o mais antigo preso político da Europa, foi finalmente libertado das masmorras do Estado francês!

Mas, a sua libertação não é um presente da justiça burguesa. É fruto da pressão contínua dos povos, dos coletivos internacionalistas, das organizações revolucionárias que mantiveram viva a sua causa e que durante décadas gritaram: "Libertem Georges Abdallah!"

O seu nome, indissociável da luta anti-imperialista e pela libertação da Palestina, é e será eternamente uma referência para todos os povos que resistem à opressão!

Abdallah foi detido em 1984, na França, e condenado em 1987 à prisão perpétua por alegado envolvimento na execução de um agente da Mossad e de um funcionário militar dos EUA — acusações assentes em provas falsas e um julgamento profundamente parcial, onde o único facto comprovado foi a utilização de um passaporte falso. O verdadeiro "crime" de Abdallah foi ter ousado resistir, ter lutado pela libertação do seu povo, da Palestina e de todos os povos oprimidos.

Militante da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP) e fundador das Facções Armadas Revolucionárias Libanesas (LARF), Abdallah enfrentou a ocupação israelita no Líbano com coragem e determinação, e actuou contra os crimes do imperialismo em solo europeu. Enquanto Israel massacrava no Líbano com o apoio do imperialismo francês dos EUA, Abdallah não se calou — resistiu com armas, com convicção e com internacionalismo proletário.

Durante quatro décadas de cadeia, o Estado francês tentou fazer de Georges Abdallah um exemplo de vingança contra quem tem a coragem de levantar a cabeça. Mas não conseguiram dobrá-lo! Nunca renegou aos seus princípios. Nunca traiu a sua causa. Nunca aceitou concessões! Abdallah saiu da prisão tal como entrou: Com o punho erguido e o coração entregue à revolução socialista.

Hoje celebramos, Mas não esquecemos:

  • Centenas de presos políticos continuam encarcerados por combater o imperialismo!
  • A Palestina segue sob uma brutal ocupação e genocídio!
  • O imperialismo continua a saquear e a matar por todos os continentes!

Por isso, a nossa celebração é também um apelo à luta:

Honremos Georges Abdallah, intensificando a luta anti-imperialista! Fortaleçamos os laços internacionalistas de solidariedade entre os povos oprimidos e organizemo-nos pela libertação da Palestina, pelo fim do imperialismo e pela revolução internacional rumo ao socialismo verdadeiro!

Liberdade para todos os presos políticos!
Viva a resistência libanesa e palestiniana!
Viva Georges Abdallah! Viva a luta revolucionária internacional!

A Rebelião é Justificada!
Proletários de todos os países e povos oprimidos, uni-vos!

«Volto ao caminho da resistência até que a Palestina seja livre.»

Georges Abdallah, a 25 de Julho de 2025