Asseguremos agora a vitória do cessar-fogo como fruto da luta de libertação palestiniana e da massiva solidariedade internacional!

Em toda a Faixa de Gaza e em todo o mundo, as pessoas estão a celebrar o anúncio do cessar-fogo. A FPLP escreve: «O acordo de cessar-fogo é o primeiro passo para acabar com o genocídio, e a determinação do nosso povo e a sua valente resistência quebraram a máquina de guerra sionista e impuseram o acordo».
O cessar-fogo é também um sucesso das milhões de pessoas em todo o mundo que demonstraram solidariedade para com o povo Palestiniano. Este tornou-se o maior movimento popular anti-imperialista desde a Segunda Guerra Mundial. Os jovens são uma força particularmente activa neste movimento. Em muitos países, a classe trabalhadora assumiu uma responsabilidade activa com greves e bloqueios a transportes de armas. A Sumud e a Freedom Flotilla enviaram um sinal que foi sentido em todo o mundo. Os revolucionários foram frequentemente uma parte viva dos protestos.
Com base em inúmeras resoluções inovadoras e numa intensa, por vezes acalorada, troca de opiniões e experiências, a ICOR aguçou o seu perfil revolucionário, deu orientação e lutou na vanguarda de todo o espectro de manifestações de massas, greves, campanhas de angariação de fundos e, não menos importante, os navios da paz para Gaza, mostrando as suas cores. Agora, o movimento mundial está a entrar numa nova fase: concretizar efectivamente a «Palestina livre» e provar que mesmo o imperialismo mais forte é, em última análise, inferior à vontade de liberdade dos trabalhadores e das amplas massas do mundo.
Lembremo-nos: o resultado da resistência heróica do povo vietnamita e da solidariedade de milhões foi o facto de os EUA, a potência militar mais forte do mundo, terem sido derrotados e forçados a retirar-se! Esta Waterloo dos imperialistas deve e será repetida. Pela primeira vez em dois anos, as armas estão em silêncio. Trump e Netanyahu tiveram de fazer concessões significativas: até recentemente, todo o povo palestiniano deveria ser expulso, Gaza e a Cisjordânia ocupadas, a Grande Israel era o seu objectivo e um lucrativo projeto imobiliário da Riviera Americana deveria ser construído do zero. Agora, eles tiveram de concordar com um cessar-fogo e novos avanços foram alcançados. Por exemplo, cerca de 2.000 prisioneiros palestinianos serão libertados. Em troca, as forças palestinas concordaram em libertar os reféns israelenses restantes ou entregar os seus corpos.
Donald Trump agora quer ser celebrado como um pacificador e está indignado por não ter recebido o Prémio Nobel da Paz. Na realidade, toda a ocupação, genocídio e guerra assassina não teriam sido possíveis sem o apoio dos EUA e, não menos importante, da Alemanha e da UE!
Exigimos:
Acesso imediato e livre para alimentos e outros mantimentos de emergência, bem como para organizações que desejam reconstruir o país juntamente com o povo palestiniano! Fim imediato do bloqueio, que viola o direito internacional!
Cada casa destruída, cada escola destruída, cada hospital destruído é o resultado do crime imperialista, que o imperialismo comete com armas e capital! Por esta razão, a reconstrução de Gaza não deve começar com novos garrotes, com os imperialistas a oferecerem uma nova ocupação sob o pretexto de «ajuda». Em vez disso, deve começar com eles a pagarem o preço da sua fúria destructiva.
Controlo palestiniano exclusivo sobre as decisões relativas à utilização de todos os fundos!
O cessar-fogo é uma vitória significativa. No entanto, Israel continua a ocupar metade da Faixa de Gaza na primeira fase e controla todo o acesso terrestre. Ao mesmo tempo, sabemos por muitos países, como o Haiti, o Mali e a Jugoslávia, o papel prejudicial das chamadas forças de proteção, como agora estão a ser planeadas sob a liderança do imperialismo norte-americano. Por isso, vamos permanecer vigilantes. O movimento de solidariedade internacional deve, portanto, permanecer vigilante e não abrandar na sua solidariedade inabalável!
Em 2024, a ICOR celebrou um pacto de solidariedade com a rede de saúde Al-Awda em Gaza e tem trabalhado incansavelmente desde então. Agora estamos prontos para começar a reconstrução no terreno assim que a Associação de Saúde Al-Awda considerar possível. Já recolhemos centenas de milhares de euros, temos um plano de construção acordado com os nossos amigos palestinianos e mais de 100 membros da brigada estão prontos para trabalhos na construção, assistência médica e trabalho com crianças e jovens – com intérpretes da língua árabe. Vamos agora preparar-nos imediatamente para a implementação do pacto de solidariedade! Vamos internacionalizar a recolha de donativos e a mobilização dos membros da brigada. Vamos planear a reconstrução concreta em detalhe, recolher materiais de construção, ferramentas e material médico e preparar a logística. Vamos preparar todas as brigadas, incluindo relações públicas e trabalho cultural com crianças e jovens! Vamos estudar tecnologias modernas para a reconstrução ecológica! E acima de tudo: vamos recolher o mínimo ainda necessário para isso, 500 000 dólares!
A ICOR apela às suas organizações-membro:
• Vamos proteger a Palestina e opor-nos a qualquer tentativa de quebrar o cessar-fogo!
• Retirada completa de todas as forças de ocupação israelitas!
• Vamos continuar a lutar por uma Palestina livre, democrática e autodeterminada!
• Recolher donativos em todo o mundo para a campanha «Gaza viverá!» para a reconstrução do Hospital Al-Awda! Confiem nas massas e apoiem-se nelas.
• Continuem a fortalecer o movimento de solidariedade mundial, recrutem brigadistas e treinem-nos! Desenvolvam o trabalho internacional das brigadas da ICOR para Gaza nos vossos países! Formem secções das brigadas internacionais da ICOR nos vossos países para este fim! Juntem-se às brigadas da ICOR para Gaza!
• Fortaleçam a ICOR!
Estado de Signatário até 31.10.2025. Lista actual de signatários em www.icor.info
- PCPCI Parti Communiste Proletarien de Côte d'Ivoire (Partido Comunista Proletário da Costa do Marfim)
- ORC Organisation Révolutionnaire du Congo (Organização Revolucionária do Congo), República Democrática do Congo
- UPC-Manidem Union des Populations du Cameroun - Manifeste National pour l'Instauration de la Démocratie (União das Populações dos Camarões – Manifesto Nacional pelo Estabelecimento da Democracia)
- CPSA (ML) Partido Comunista da África do Sul (Marxista-Leninista)
- PCT Parti Comuniste du Togo (Partido Comunista do Togo)
- PPDS Parti Patriotique Démocratique Socialiste (Partido Patriótico Democrático Socialista), Tunísia
- SPB Socialist Party of Bangladesh ((Partido Socialista do Bangladesh)
- NCP (Mashal) Partido Comunista do Nepal (Mashal)
- RUFN Frente Única Revolucionária do Nepal
- CPA/ML (Partido Comunista de Australia (Marxista-Leninista))
- Krasnyj Klin Аб'яднання беларускіх камуністаў «Чырвоны Клін» (Grupo de Comunistas Revolucionários "Cunha Vermelha"), Bielorrússia
- БКП Българска Комунистическа Партия (Partido Comunista da Bulgária)
- PR-ByH Partija Rada - ByH (Partido trabalhista - Bósnia e Herzegovina)
- MLPD Marxistisch-Leninistische Partei Deutschlands (Partido Marxista-Lenininsta da Alemanha)
- UPML Union Prolétarienne Marxiste-Léniniste (União Proletária Marxista-Leninista), França
- KOL Kommunistische Organisation Luxemburg (Organização Comunista do Luxemburgo)
- RM Rode Morgen (Amanhecer Vermelho), Países Baixos
- UMLP União Marxista-Leninista Portuguesa
- RMP Российская маоистская партия (Partido Maoísta Russo)
- MLGS Marxistisch-Leninistische Gruppe Schweiz (Grupo Marxista-Leninista da Suiça)
- MLKP Marksist Leninist Komünist Parti Türkiye / Kürdistan (Partido Marxista-Leninista da Turquia/ Curdistão)
- KSRD Koordinazionnyj Sowjet Rabotschewo Dvizhenija (Concelho de Coordenação do Movimento da Classe Trabalhadora), Ucrânia
- PCC-M Partido Comunista da Colômbia – Maoísta
- PCP (independiente) Partido Comunista Paraguaio (independente)
- PC (ML) Partido Comunista (Marxista-Leninista), República Dominicana
- SUCI (C) Socialist Unity Center of India (Communist) (Centro de Unidade Socialista da Índia (Comunista))
- CPPDM Chinese People's Party for the Defense of Mao Zedong (Partido do Povo Chinês para a Defesa de Mao Tsé-Tung)
- TKP-ML Türkiye Komünist Partisi – Marksist-Leninist (Partido Comunista da Turquia – Marxista-Leninista)
