Apelo urgente à acção: Liberdade para Ecevit Piroglu!
Ecevit Piroğlu é um revolucionário turco preso na Sérvia em 2021. Foi o antigo director da filial da Associação dos Direitos Humanos na cidade turca de Izmir e membro do comité central do Partido Socialista Democrático. Participou na resistência de Gezi e também na luta contra o Estado Islâmico (ISIS) em Rojava. Por causa dos protestos de Gezi enfrenta um julgamento por terrorismo e uma pena de 30 anos de prisão. Agora ele está preso na Sérvia há já um ano porque está na lista vermelha das pessoas procuradas na Turquia. A 3 de Junho deste ano, foi marcada uma audiência final para decidir sobre a sua extradição para a Turquia, onde enfrenta a tortura e a prisão ao abrigo da Lei do Terror. Na Turquia, não há garantia na segurança da sua vida!
Com base em documentos que as autoridades turcas apresentaram, o Tribunal Superior de Belgrado decidiu a 20 de Abril que "as circunstâncias para a sua extradição foram satisfeitas". Mas grupos de direitos humanos sérvios, turcos e internacionais têm desde então pedido à Sérvia que lhe seja permitido pedir asilo na Sérvia, mas este pedido foi rejeitado.
A 3 de Junho, a audiência não pôde continuar com as objecções feitas após o "tradutor", que foi chamado à audiência, ter manipulado as declarações de Ecevit Piroğlu.
O julgamento foi adiado para hoje, 17 de Junho, pelo que temos limitado tempo para sermos solidários. Até agora, têm sido organizados protestos em Londres, Paris, Zurique, Berna, Frankfurt, Den Haag e Belgrado. As acções têm de continuar. Apelamos a todas as organizações da ICOR que pressionem o governo sérvio, que entrem em contacto com o grupo de solidariedade (twitter @forpiroglu), que organizem protestos em frente às embaixadas sérvias, que enviem faxes e e-mails, que mobilizem advogados, grupos e defensores de direitos humanos.