Acção Novembro - Aldeias de Chaves - A Resistência e a Rebelião são uma Obrigação contra a Febre da Mineração! A Defesa das Aldeias e dos Montes é um acto de Autodefesa!"
Nos dias 21 e 23, a UMLP marcou presença nas "Sessões de Esclarecimento" da multinacional Fortescue, que decorreram nas Juntas de Freguesia de Águas Frias e Outeiro Seco, onde denunciámos e rejeitámos - ombro a ombro com Compartes e População - qualquer projecto de Pesquisa, Prospecção ou Mineração programados para os Montes e Aldeias do Concelho de Chaves.
Distribuímos também o nosso comunicado em apoio à luta das populações "A Resistência e a Rebelião são uma obrigação contra a febre da mineração! Formas Radicais de Resistência contra Fortescue e a sua mina da "Mariola" são Justificadas! A Defesa das Aldeias e dos Montes é um acto de Autodefesa!" para que "lutem de forma combativa contra a abertura das minas a céu aberto, para que as pessoas e a natureza não se tornem vítimas destes monopólios da mineração."
No Comunicado apelamos "aos Compartes dos Baldios e Populações, daqui e da Galiza, à rebelião e ao fortalecimento da Frente de Resistência contra a destruição das aldeias! Nem pesquisa nem prospecção – À Fortescue e a sua "Mariola" dizemos Não!" pois sabemos que "Não serão os autarcas, deputados ou "falsos profetas" a travar esta luta mas as populações numa unidade combativa! A resistência e a rebelião são justificadas!" e por isso mesmo pedimos a que "Nas próximas eleições legislativas de 10 de Março de 2024 fechemos as urnas e façamos boicote a esta farsa e a estes Governos que em nada nos servem!".