1º de Maio - Unamo-nos e Desenvolvamos as Nossas Lutas! O 1º de Maio Pertence à Classe Trabalhadora!
O 1º de Maio é o dia da luta e da solidariedade internacional da classe trabalhadora por um mundo livre da exploração, das guerras imperialistas, da destruição ambiental e da repressão.
No Dia do Trabalhador, nós, na ICOR, expressamos a nossa solidariedade com as lutas do povo trabalhador de todos os países de todos os países, e enviamos as nossas mais calorosas saudações aos corajosos camaradas dos partidos e organizações revolucionárias de todo o mundo. Estamos unidos na luta pelo socialismo em todo o mundo.
O 1º de Maio pertence à classe trabalhadora!
Enquanto houver trabalhadores determinados a lutar pelos seus próprios interesses de classe e pelos interesses de todos os povos oprimidos, ninguém nos pode tirar o 1º de maio, eliminá-lo, comprá-lo, comercializá-lo ou torná-lo aceitável para o capitalismo.
É um dia em que os trabalhadores proclamam com orgulho a sua confiança no futuro.
Os trabalhadores reconhecem os sacrifícios que foram e serão feitos e declaram que não se deixarão dissuadir pelos enganos e pela violência dos reaccionários.
Actualmente, as guerras injustas e imperialistas estão a deflagrar em vários pontos quentes do mundo. Uma exigência urgente é a derrota do genocídio sionista israelita e o fim da sua limpeza étnica das terras do Povo Palestiniano. Por trás dos sionistas estão os imperialistas norte-americanos e os seus lacaios em vários países. E para além da urgência da derrota dos agressores israelitas, há ainda outras lutas em todos os continentes contra o feudalismo, o capitalismo e o imperialismo e pelos direitos do povo trabalhador.
A necessidade de apoio mútuo e de unidade internacionalista proletária de todas as forças progressistas é mais evidente do que nunca. Assim, a luta para derrotar a invasão imperialista russa e contra a expansão dos EUA e da NATO na Ucrânia; para defender Rojava contra os ataques da Turquia fascista; para pôr fim aos conflitos no Sudão e no Congo; para impedir a agressão contra o Iémen; contra a rivalidade entre os EUA e a China no Indo-Pacífico; contra a invasão indiana no Nepal; na luta pela independência da Papua Ocidental da Indonésia.
Os trabalhadores de todo o mundo estão a ser alvo de um enorme e feroz ataque por parte dos imperialistas e das classes dominantes corporativas. O sistema decadente do capitalismo está em crise económica e política. Milhões de pessoas lutam para sobreviver e outras são atiradas para a pobreza. Ao mesmo tempo, milhares de milhões de lucros, criados pelo trabalho dos trabalhadores, são absorvidos pela classe dominante parasitária. A guerra do capital contra a classe trabalhadora e a natureza é implacável e está a aumentar. Lutemos para melhorar a situação social das massas! Lutemos para proteger o ambiente natural, a base da nossa vida!
As classes dominantes usam as tácticas do racismo e do fundamentalismo religioso para dividir a classe trabalhadora; preparam a guerra e o fascismo para tentar resolver as crises económicas e políticas que assolam o seu sistema.
Mas em todo o mundo as massas estão a erguer-se, especialmente contra o fascismo e em solidariedade com a luta de libertação palestiniana. A classe trabalhadora internacional está a manifestar-se, com uma greve de seis semanas dos trabalhadores do sector automóvel de vários monopólios nos EUA e as lutas destemidas dos trabalhadores têxteis no Bangladesh por salários mais altos.
Por uma agenda independente da classe trabalhadora!
Uma agenda independente da classe trabalhadora, exigências de classe e unidade de ação para alcançar as reivindicações da classe trabalhadora são urgentemente necessárias.
Esse trabalho está inserido na agenda da frente única anti-imperialista contra o fascismo, sionismo, a guerra e a destruição ambiental.
A ICOR apela a todos os partidos e organizações revolucionárias para que se esforcem por elevar o nível da luta pela realização das reivindicações do povo.
Viva o
Primeiro de Maio - Viva o Socialismo Verdadeiro
Signatários ( a partir de 29 de Abril de 2024):
- PCPCI Parti Communiste Proletarien de Côte d'Ivoire (Partido Comunista Proletário da Costa do Marfim)
- UPC-Manidem Union des Populations du Cameroun - Manifeste National pour l'Instauration de la Démocratie (União das Populações dos Camarões - Manifesto nacional para o estabelecimento da democracia)
- CPSA (ML) Communist Party of South Africa (Marxist-Leninist) (Partido Comunista da África do Sul (Marxista-Leninista))
- PCT Parti Comuniste du Togo (Partido Comunista do Togo)
- PPDS Parti Patriotique Démocratique Socialiste (Partido Patriótico Democrático Socialista), Tunísia
- SPB Partido Socialista do Bangladesh
- RUFN Revolutionary United Front of Nepal (Frente Revolucionária Unida do Nepal)
- CPA/ML Communist Party of Australia (Marxist-Leninist) (Partido Comunista de Australia (Marxista-Leninista))
- PR-ByH Partija Rada - ByH (Partido trabalhista - Bósnia e Herzegovina)
- MLPD Marxistisch-Leninistische Partei Deutschlands (Partido Marxista-Leninista da Alemanha)
- UPML Union Prolétarienne Marxiste-Léniniste (União Marxista-Leninista Proletária), França
- KOL Kommunistische Organisation Luxemburg (Organização Comunista do Luxemburgo)
- RM Rode Morgen (Amanhecer Vermelho), Países Baixos
- UMLP União Marxista-Leninista Portuguesa
- RMP Российская маоистская партия (Partido Maoísta Russo)
- MLKP Marxist-Leninist Komünist Parti Türkiye / Kürdistan (Partido Marxista-Leninista da Turquia/ Curdistão)
- KSRD Koordinazionnyj Sowjet Rabotschewo Dvizhenija (Concelho de Coordenação do Movimento da Classe Trabalhadora), Ucrânia
- UMU Union of Maoists of the Urals (União de Maoístas dos Urais), Rússia
- OAPCM Organización Apoyante del Partido Comunista de México (Organização de Apoio ao Partido Comunista do México)
- PCP (independiente) Partido Comunista Paraguaio (independente)
- PPP Partido Proletário do Peru
- PC (ML) Partido Comunista (Marxista-Leninista), República Dominicana
- APR Ação Popular Revolucionária, Brasil
- CPPD Chinese People's Party for the Defense of Mao Zedong (Partido do Povo Chinês para a Defesa de Mao Tsé-Tung)
Signatários Adicionais (Não Membro da ICOR):
SUCI (C) Socialist Union Center of India (Communist) (Centro de Unidade Socialista da Índia (Comunista))